VOCÊ ESTÁ NUM RELACIONAMENTO ABUSIVO? SINAIS DE ALERTA AJUDAM A ENCONTRAR ESTA RESPOSTA

  Parceiro ciumento e que atrapalha seus contatos é um dos sinais de alerta

Você está em um relacionamento abusivo? Sinais de alerta ajudam a encontrar esta resposta

É fácil para os outros perguntarem por que alguém simplesmente não evita entrar em um relacionamento abusivo desde o início, mas detectar sinais precoces de abuso pode ser muito mais difícil e complexo do que parece

Por 

Regina Racco

12/07/2024 16h22  Atualizado há 4 horas


Ninguém planeja entrar em relacionamentos abusivos, sejam eles físicos ou emocionais. Muitos sobreviventes de abuso doméstico juram a si mesmos que nunca mais entrarão em outro relacionamento abusivo, agora que conhecem os sinais de um relacionamento emocionalmente abusivo e de potencial violência. No entanto, nem sempre é fácil assim, pois no encantamento do encontro com a “alma gêmea” tendemos a ficar cegos aos sinais. Estes sinais existem, e nesta matéria vou mostrá-los.


De acordo com o IMP (Instituto Maria da Penha), o número de mulheres agredidas por seus companheiros é imenso e não reflete a realidade completa, já que a grande maioria sofre calada e não tem coragem de denunciar. O instituto desenvolve projetos que visam a gerar reflexão e promover mudanças nas atitudes dos cidadãos em relação à violência doméstica praticada contra mulheres. Esse é um trabalho fantástico que merece ser aplaudido e amplamente divulgado.


Mas afinal, por que mulheres se envolvem em relações abusivas?

É fácil para os outros perguntarem por que alguém simplesmente não evita entrar em um relacionamento abusivo desde o início, mas detectar sinais precoces de abuso pode ser muito mais difícil e complexo do que parece. Especialmente quando há vários tipos de abuso a serem observados: físico, sexual, verbal/emocional, mental/psicológico, financeiro/econômico e cultural/identitário.

É importante ressaltar que, embora falemos principalmente sobre mulheres devido à maior incidência, o abusador pode ser de qualquer gênero, assim como a vítima. Recentemente, escutei de um homem em quem confio que ele saiu de uma relação abusiva onde a mulher, ciente do estigma de que o homem é “sempre o culpado”, o agredia fisicamente, esperando uma revanche para se colocar como vítima e o acusar. Com um controle hercúleo, ele conseguiu resistir às investidas e sair daquela situação sem maiores danos, além da enorme decepção, pois era apaixonado por ela.

O Women's Center, uma organização americana sem fins lucrativos que fornece aconselhamento, suporte e educação em saúde mental para mulheres, homens, famílias, jovens adultos e crianças na Virgínia e Washington, DC, distribuiu uma versão de uma lista de comportamentos de alerta para mulheres que buscam aconselhamento sobre violência doméstica. Se seu parceiro exibir os seguintes comportamentos, eles podem ser sinais de um relacionamento abusivo. Tomei por base essa lista por entender que violência é violência em qualquer parte do mundo, assim como os sinais.

Os sinais de um relacionamento abusivo podem incluir, mas não se limitam a:

-Controle excessivo sobre as atividades diárias da parceira, como roupas, amizades e comunicação.

-Isolamento da vítima, afastando-a de amigos e familiares.

-Ameaças constantes, seja de violência física ou emocional.

-Comportamento ciumento e possessivo.

-Manipulação psicológica, fazendo a vítima se sentir culpada ou responsável pelo comportamento abusivo.

-Desrespeito constante às necessidades e sentimentos da parceira.

-Uso de força física ou intimidação para controlar a parceira.

Aqui estão 15 sinais de alerta frequentemente ignorados de que você está em um relacionamento abusivo:

1. Eles pressionam por um envolvimento rápido

São românticos, carinhosos e carentes e farão alguma declaração semelhante a esta: "Nunca me senti amado assim por ninguém antes". Impressionada, você nem percebe que está sendo enredada para um compromisso quase que imediato.

2. Eles estão constantemente com ciúmes

Seu parceiro é excessivamente possessivo, liga constantemente ou faz visitas inesperadas. Normalmente começa a “envenená-la” contra amigos e parentes e assim afastá-la do convívio dos seus.

3. Eles se põem no controle

Em um relacionamento abusivo, sempre (eu disse, sempre) ele se põe como o agente controlador da relação. Por exemplo, eles estão sempre interrogando, principalmente quando você sai, querem saber com quem esteve, o tempo que levou, o que fez, verificam a quilometragem do carro, guardam todo o dinheiro ou pedem recibos e insistem que você peça permissão para ir a qualquer lugar ou fazer qualquer coisa. Se seu parceiro se comporta assim, não espere para ver mais, saia logo!

4. Eles sempre parecem esperar o impossível da relação

Eles esperam que você seja a “gueixa” perfeita, ali, o tempo todo para o servir, afinal, ele a ama, então nada mais justo que você se torne sua escrava. Não esqueça que estamos falando de uma pessoa emocionalmente instável.

5. Eles isolam você

Como falei acima, eles usarão qualquer recurso para a afastar de amigos, parentes e até mesmo colegas de trabalho, aliás, ele tentará tirá-la do seu emprego, porque todo esse tempo longe dele, representa um perigo para sua mente doentia.

6. Eles jamais reconhecem que erram

Alguém sempre será culpado pela sua frustração, os pais, o chefe, você, se algo der errado, já sabe: A lista de culpados (onde ele não se coloca, obviamente) é enorme.

7. Eles tornam todos os outros responsáveis ​​pelos seus sentimentos

O agressor diz: "Você me deixa com raiva", em vez de "Estou com raiva" ou "Eu não ficaria tão bravo se você não..." Ele consegue provar a você que a agressão, verbal à física que ele lhe impôs foi sua própria culpa.

8. Eles são hipersensíveis

Eles se ofendem facilmente e costumam reclamar de injustiças que fazem com ele, tudo é direcionado a ele e aconteceu só para prejudica-lo, mesmo coisas corriqueiras que nada tem a ver com eles, será encaradas desta forma, isso quando você não é apontada como a culpada.

9. Eles não tem empatia

É como se o mundo existisse apenas para o satisfazer, não calçam o sapato do outro, ou seja, não são empáticos.

10. No sexo, sempre demonstram ser o dominador, mesmo contra a sua vontade

Eles gostam de te jogar ou te segurar contra sua vontade. Eles acham a ideia de estupro excitante. Eles intimidam, manipulam ou forçam você a se envolver em atos sexuais indesejados.

11. Eles sujeitam você a abuso verbal

Eles constantemente criticam você ou dizem coisas cruéis. Eles degradam, xingam e chamam você de nomes feios. Eles usarão pontos vulneráveis ​​sobre sua vida passada ou atual contra você.

12. Eles insistem em papéis de gênero rígidos no relacionamento

Eles são machos, machões, dominadores e você, mulher, um ser submisso e obediente, se fugir desse papel as agressões serão inevitáveis. Eles esperam que você sirva, obedeça e permaneça em casa.

13. Eles têm humor instável

Eles mudam de amorosos para raivosos em questão de minutos e jamais aceitam ser contrariados.

14. Eles têm um histórico de agredir outras pessoas

Esse tipo de homem adora contar seus feitos valentes anteriores, admitem ter batido em parceiros no passado, mas afirmam que a outra pessoa ou a situação causou o fato e que ele não teve outro recurso senão reagir, mais do que contar, encare essa fala como recado que ele está lhe dando.

15. Eles ameaçam com violência

Eles fazem afirmações como Se você me deixar eu a mato, se você me trair mato os dois e se você reagir com medo, ele rirá e dirá que estava brincando, que você leva tudo muito à sério.

Se você sentiu algum desses sinais, pode estar em um relacionamento abusivo, o que pode ter efeitos prejudiciais à sua saúde mental e física, incluindo TEPT, alta ansiedade e danos físicos.

Se você decidiu deixar um relacionamento abusivo, veja como fazer isso com segurança

Certifique-se de que você está pronto para sair

Fale com alguém da sua família, não fique mais sozinha com ele, não caia na armadilha da dor e das lágrimas que ele verterá, para fazê-la mudar de ideia, são seres ardilosos, todo cuidado é pouco.

2. Tenha um plano para se manter segura

Você já viu isso em filmes, mas esta é uma daquelas vezes em que está tudo bem você ter tirado a ideia de filmes. É chamado de plano de segurança. Comece a coletar os itens necessários que você precisará quando fugir. Por exemplo, tenha dinheiro pronto para ir e cópias de documentos importantes como passaportes, carteiras de motorista e seguro. Faça o seu melhor para mantê-los em um lugar onde seu agressor não os encontrará, como a casa de um amigo de confiança. Tenha um lugar para onde você irá, onde seu agressor não a encontrará.

3. Saia assim que puder

Uma vez que seu plano esteja pronto, vá embora. Ficar esperando não vai adiantar nada e só vai coloca-la em mais perigo. Planeje ir embora e faça isso imediatamente após suas medidas de precaução serem concluídas. Dessa forma, você limita o tempo que seu agressor tem para descobrir o que você está fazendo. Peça para um amigo estar com você quando você for embora para tornar o processo mais fácil e, mais importante, mais seguro para você.

4. Não olhe para trás

O maior erro que as pessoas que estão escapando de um relacionamento abusivo cometem é manter contato e relembrar memórias queridas que tiveram com seu agressor. Mas tudo o que isso fará é mantê-lo no ciclo constante de abuso. Jamais aceite um encontro com ele (que se diz arrependido), muitas mulheres perderam a vida desta forma! Remova seu agressor da sua vida para sempre. Exclua-o de suas contas de mídia social. Bloqueie o número dele do seu telefone. Melhor ainda, obtenha uma identidade online/digital inteiramente nova. Procure ajuda da polícia e de grupos especializados em ajudar mulheres nesta situação. Informe-se e peça ajuda!


Fonte:https://extra.globo.com/blogs/sexo-e-afins/post/2024/07/voce-esta-em-um-relacionamento-abusivo-sinais-de-alerta-ajudam-a-encontrar-esta-resposta.ghtml

Vídeo Sugerido:


Comentários