Relações entre mesmo sexo podem ter benefícios evolutivos, indica estudo
Seleção natural fez o comportamento sexual homossexual passar por uma evolução convergente, o que ajuda na sociabilidade de machos e fêmeas; entenda
Por Redação Galileu
03/10/2023 15h49 Atualizado há um mês
Um novo estudo mostra que as relações sexuais entre indivíduos do mesmo sexo podem ter benefícios evolutivos. A pesquisa foi publicada nesta terça-feira (3) na revista Nature Communications.
Os autores do artigo, que atuam na Universidade de Granada e no Centro de Pesquisas sobre Desertificação, na Espanha, compilaram informações existentes sobre a atividade sexual homossexual em mamíferos.
Em seguida, a equipe analisou sua distribuição evolutiva, reconstruiu estados ancestrais e investigou se a prevalência desse comportamento nos mamíferos é influenciada pela sociabilidade e/ou agressão letal entre membros da mesma espécie.
Conforme o estudo, o comportamento sexual homossexual foi relatado em mais de 1,5 mil espécies de animais, incluindo em todos os principais grupos de invertebrados (como insetos e aranhas) e em vertebrados, entre peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
Mas os mamíferos parecem ser os que mais aderem a essa prática, que ocorre em cerca de 5% desses animais. Tal comportamento apareceu em 261 espécies da subclasse Mammalia pertencentes a 62 famílias (cerca de 50% das famílias) e 12 ordens (63% destas).
Os hábitos desempenhados pelos mamíferos incluíam três atitudes: montagem e/ou contato genital (em 87% das espécies), cortejo (27%), cópula e formação de pares (24%). Conforme relataram os pesquisadores, as atitudes sexuais homossexuais parecem facilitar a sociabilidade. Por exemplo, ajudam na reconciliação entre membros de grupos de fêmeas bonobos (Pan paniscus) e fêmeas de macaco-japonês (Macaca fuscata).
Além disso, podem fortalecer alianças entre pequenos grupos de golfinhos-nariz-de-garrafa machos (Tursiops spp.) e ajudar a reforçar hierarquias de dominância em manadas de bisões-americanos (Bison bison).
Segundo os cientistas, isso provavelmente ocorre, pois a evolução do comportamento homossexual em ambos os machos e fêmeas tem sido "contingente às mudanças da vida solitária para a sociabilidade."
A prevalência homossexual também estava associada à vida adulta, mas apenas no caso dos machos. Ainda assim, o impacto positivo disso em ambos os sexos pode explicar por que esse tipo de postura sexual evoluiu tantas vezes — sendo um possível exemplo de evolução convergente.
"Essas transições evolutivas repetidas para o mesmo estado de caráter são uma indicação de evolução convergente", explicam os pesquisadores. "Embora a convergência possa ocorrer a partir da evolução aleatória, a convergência associada a ambientes seletivos semelhantes é considerada uma forte evidência de evolução adaptativa causada pela operação da seleção natural."
Fonte:https://revistagalileu.globo.com/ciencia/biologia/noticia/2023/10/relacoes-entre-mesmo-sexo-podem-ter-beneficios-evolutivos-indica-estudo.ghtml
Comentários
Postar um comentário