É normal só conseguir gozar em uma posição sexual?
Muitas pessoas só conseguem chegar lá
se seguirem um roteiro pré-determinado
Por Colaboração Para Marie Claire —
São Paulo
22/06/2023 10h56 Atualizado há 5 meses
Muitas mulheres só conseguem gozar durante a relação sexual caso sigam um caminho conhecido. Para algumas, o orgasmo vem de quatro ou de lado. Outras quando ficam no controle, por cima da parceira. Tem também o fã-clube do papai-e-mamãe. Sem falar na maioria, que para chegar lá precisa de masturbação ou sexo oral.
De acordo com a sexóloga Gabriela Monéa, o orgasmo envolve uma combinação de aspectos físicos e mentais. O sexo começa muito antes do ato, com momentos de carinho, conversas agradáveis, um elogio… “Quando a mulher se sente valorizada, desejada e compreendida, ela se torna mais receptiva ao sexo”, diz Monéa.
Em seguida, entra em jogo a parte física. Com autoconhecimento, a pessoa é capaz de direcionar o ato em direção ao prazer. A comunicação aberta com o parceiro ou parceira é fundamental para descobrir o que é bom para ambos.
A sexóloga e psicoterapeuta Marina Vasco destaca a importância da entrega durante o rala-e-rola. “O orgasmo é um momento de perda de controle total, tanto é que a gente faz caras e bocas, urra e emite sons que depois julga feios, mas na hora H não consegue segurar”, explica.
As duas especialistas concordam: não é um problema só conseguir gozar em uma posição.
“Não tem problema, porque demonstra autoconhecimento. Eu imagino que a pessoa tenha tentado várias posições até conseguir encontrar a melhor para ela”, afirma Vasco.
Monéa destaca a importância de não associar o prazer somente ao clímax: “Antes de atingir o orgasmo, toda a troca entre as parceiras pode trazer muito prazer também”.
Qual é a posição mais fácil de chegar ao orgasmo?
Quanto às posições mais propícias para o orgasmo feminino, varia bastante de pessoa para pessoa. Para a maioria das mulheres, no entanto, a estimulação clitoriana é a rota mais certeira para o clímax.
Uma pesquisa realizada pela Prazerela, escola focada no prazer feminino, com 1370 brasileiras revelou que 27% dizem ter mais prazer quando o parceiro faz sexo oral, 22% quando são tocadas no clitóris e 10% quando são estimuladas na vulva. Somente 16% têm prazer na penetração, enquanto quase 60% relatam que a maior fonte de satisfação está na estimulação externa do genital, ao contrário do que manda o script falocêntrico.
“A melhor posição é aquela em que a mulher se sente mais confortável”, aponta Marina Vasco. O controle do prazer não está diretamente ligado à posição em si, mas sim à capacidade da mulher de se estimular, se entregar e aproveitar a relação.
Fonte:https://revistamarieclaire.globo.com/saude/noticia/2023/06/e-normal-so-conseguir-gozar-em-uma-posicao-sexual.ghtml
Comentários
Postar um comentário