PROBLEMAS FÍSICOS E EMOCIONAIS QUE ACONTECEM QUANDO A PESSOA FICA MUITO TEMPO SEM FAZER SEXO

 

O que acontece ao seu corpo quando você para de fazer sexo: Prós e Contras

O que acontece ao seu corpo quando você para de fazer sexo: Pros e Contras

A maioria das pessoas em algum momento de suas vidas entra em um período de seca, onde passam algum tempo sem fazer sexo. 

As vezes, as pessoas que não estão em um relacionamento têm dificuldade em encontrar uma pessoa com quem gostariam de fazer sexo. Se você se encontrar em um período de abstinência, você pode estar se perguntando como isso pode afetar sua saúde. Ter uma vida sexual equilibrada, faz parte de um estilo de vida saudável.

O que acontece quando você não faz sexo: saúde física

As pessoas passam por períodos de seca por várias razões. Às vezes, as pessoas que não estão em um relacionamento têm dificuldade em encontrar uma pessoa com quem gostariam de fazer sexo. A atração entre o casal pode diminuir. Outras vezes, as pessoas simplesmente não querem fazer sexo. Então, o que acontece quando você não faz sexo há muito tempo?

Sistema imunológico

O sexo regular melhora o sistema imunológico e prepara o corpo para combater doenças liberando endorfinas. Isso significa que fazer sexo com menos freqüência pode resultar em doenças mais frequentes, como resfriado ou gripe. Um estudo relatou que as amostras de saliva de estudantes universitários que tiveram sexo regular tiveram maior concentração de certos anticorpos chamados imunoglobulina A, que combatem o resfriado comum.

Saúde vaginal

Ter relações sexuais depois de um longo intervalo pode ser desconfortável. Leva mais tempo para o corpo feminino ficar excitado e produzir lubrificação suficiente para tornar o sexo fácil e confortável. O sexo regular ou a masturbação podem manter os tecidos da sua vagina saudáveis, melhorando o fluxo sanguíneo.

Dores de período

Algumas pessoas acham que o sexo é um excelente remédio para cólicas menstruais. O aumento das endorfinas causadas pelo sexo, bem como as contrações uterinas que ocorrem com o orgasmo, podem ajudar a aliviar as cãibras. Você não precisa fazer sexo para colher esses benefícios, a masturbação pode ter o mesmo efeito.

Saúde cardiovascular

Se você não faz sexo regularmente, corre um risco maior de desenvolver doenças cardiovasculares. Além de ser uma fonte de exercício, a relação sexual ajuda a manter os níveis de estrogênio e progesterona em equilíbrio, o que pode diminuir o risco de doença cardíaca.

O que acontece quando você não faz sexo: saúde mental

Algumas pessoas identificam ter uma vida sexual com auto-estima. Embora não seja esse o caso, eles podem se sentir mais ansiosos e deprimidos se ficarem um longo período sem fazer sexo. É importante lembrar que seu valor não vem do sexo com outras pessoas.

Além disso, os efeitos sobre a sua saúde mental causados pela abstenção de sexo podem incluir:

Stress e nível de ansiedade

Ter relações sexuais libera o hormônio ocitocina e endorfinas no corpo. Esses produtos neuroquímicos podem ajudar a gerenciar os efeitos da ansiedade ou do estresse. A ocitocina tem o benefício adicional de ajudá-lo a dormir. Se você não faz sexo regularmente, seu corpo pode liberar esses hormônios com menos frequência, o que pode tornar mais difícil lidar com o estresse.

Libido

Surpreendentemente, passar muito tempo sem fazer sexo pode fazer você perder o interesse pelo sexo. Quanto mais você faz sexo, mais você quer fazer sexo. Sexo regular reduz o estresse e aumenta sua libido.

Saúde no relacionamento

Para muitos casais, a relação sexual regular é uma maneira importante de manter seu vínculo. O sexo regular também abre as portas para uma melhor comunicação. Geralmente, os casais que fazem sexo com mais frequência se sentem emocionalmente conectados em comparação com aqueles que o fazem com menos frequência.

O que acontece quando você não faz sexo há muito tempo? Para algumas pessoas, o relacionamento delas com o parceiro torna-se estressante e elas param de se sentir conectadas. Outros casais não estão interessados em sexo ou não é um método importante de conexão para eles, preferindo conversas ou atividades compartilhadas.

Os benefícios de não fazer sexo por muito tempo

Muitas pessoas optam por não fazer sexo por vários motivos. Algumas pessoas não gostam disso ou não estão interessadas. Outros acham que é uma distração das coisas que realmente importam. Embora fazer sexo possa ter efeitos positivos em sua saúde, não fazer sexo também traz benefícios. Alguns dos efeitos colaterais positivos de não fazer sexo por um longo período incluem:

1. Você não precisa se preocupar em engravidar

Embora existam muitos métodos altamente eficazes de controle de natalidade disponíveis hoje, a única maneira 100% absoluta e mais certa de não engravidar é não fazer sexo.

2. É menos provável que você tenha uma infecção do trato urinário

Naturalmente, não fazer sexo vai reduzir drasticamente suas chances de contrair uma infecção sexualmente transmissível, mas abster-se de sexo também torna menos provável que você consiga uma infecção no trato urinário.

3. Você se conhece melhor

As vezes, as pessoas têm dificuldade em se concentrar no prazer delas quando fazem sexo com outra pessoa. Passar por um período de seca é uma ótima maneira de dedicar algum tempo para descobrir o que te agrada, se masturbando. Se você decidir ser sexualmente ativo novamente, você terá informações que você pode compartilhar com um parceiro para tornar o sexo ainda mais agradável.

4. Você pode ter um espaço muito necessário

Abster-se do sexo pode lhe dar tempo para se concentrar em quaisquer grandes questões emocionais com as quais você possa estar lidando, como um rompimento ou a morte de um ente querido. Às vezes, a abstenção do sexo é necessária após uma doença ou procedimento médico, e isso pode acelerar o processo de cura.

Ficar sem sexo por muito tempo pode ser uma experiência frustrante se você preferir ser sexualmente ativo. No entanto, um período de abstinência pode ser uma oportunidade para crescimento pessoal e amor próprio. Enquanto você pode temporariamente perder os benefícios de saúde do sexo, eles estarão esperando por você quando você se tornar sexualmente ativo novamente. Se você achar que a falta de sexo está afetando seu relacionamento com seu parceiro, uma discussão séria pode ajudar você a entender melhor o que precisa em um relacionamento para se sentir satisfeito.

Fonte:https://www.souenfermagem.com.br/noticias/o-que-acontece-ao-seu-corpo-quando-voce-para-de-fazer-sexo-pros-e-contras/

Problemas de saúde que você pode obter se não está fazendo sexo regularmente

Problemas de saúde que você pode obter se não está fazendo sexo regularmente

Embora existam muitos benefícios para a saúde de ter sexo regular, a falta de sexo pode causar vários problemas de saúde!

Os problemas de saúde que você pode obter se não estiver fazendo sexo regularmente, é mais comum do que você pode imaginar. Leia.

Todos nós já ouvimos falar de sexo sendo ótimo para queimar calorias, melhorar seu humor, fazer maravilhas para sua pele e cabelo, etc. Além disso, sexo regular garante que você tenha um risco reduzido de doenças cardiovasculares, incluindo ataques cardíacos.

Mas de alguma forma, não se sabe muito sobre os impactos negativos no corpo humano que podem ser causados por não fazer sexo regularmente.

É realmente um ciclo vicioso.

Quanto menos sexo você tem, menos seu corpo quer. De acordo com estudos, quando você não tem sexo suficiente, seu corpo não produz os hormônios necessários para fazer com que você queira tê-lo.

Isso provavelmente explica por que é difícil para muitas pessoas quebrarem seu período de seca!

Aqui estão 9 problemas de saúde com os quais você corre risco de ter por falta de sexo suficiente:

1. Resfriado Comum e Gripe

O sexo produz vários anticorpos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, ajudando você a combater reações alérgicas, gripes e resfriados.

2. Aumento da dor durante a TPM

Equilibrando os níveis de testosterona e estrogênio no corpo, o sexo trabalha para manter o nível hormonal no corpo. E quando as mulheres ficam sem sexo por um longo período, o excesso de estrogênio não é usado, resultando em cólicas excessivamente dolorosas durante o período.

3. Pressão Arterial Alta

Uma vez que é famosa por seus efeitos redutores de estresse, a falta de sexo poderia ter um efeito reverso, resultando em um aumento na pressão arterial ou hipertensão.

4. Câncer de Próstata

De acordo com estudos, quanto mais os homens são sexualmente ativos, menores são suas chances de desenvolver câncer em sua próstata. Isso porque, quando os homens ejaculam, acabam esvaziando partículas particularmente nocivas de sua próstata.

5. Estresse e Ansiedade

Assim como o exercício, o sexo também libera endorfinas (hormônios felizes) e oxitocina, que o ajudam a lidar com situações avassaladoras. E quando você não está fazendo sexo, estudos mostram que você está em um risco muito maior de sofrer de ansiedade excessiva.

6. Falta de sono

Segundo os estudos, fazer sexo libera o hormônio prolactina que ajuda o sono. E quando você não está fazendo sexo, não vai sentir sono tão facilmente.

7. Bexiga Enfraquecida

Como você já sabe, fazer sexo é o melhor treino para os seus músculos Kegel, aqueles que ajudam a sua bexiga a segurar o xixi. E estudos mostram que quando você não está fazendo sexo regularmente, a menos que você esteja regularmente fazendo outros exercícios de Kegel, você estaria correndo para o banheiro com muita frequência.

8. Disfunção Erétil

Quando um pênis não recebe ereções regulares, devido ao homem não ter sexo o suficiente, ele pode diminuir a velocidade dos músculos ou enfraquecê-los. Vários estudos provaram que os homens que passam longos períodos sem relação sexual têm maior probabilidade de desenvolver disfunção erétil.

9. Paredes vaginais enfraquecidas

Aumento da atividade sexual aumenta o fluxo de sangue na vagina da mulher e quando ela não tem sexo suficiente, os tecidos das paredes vaginais secam e enfraquecem, tornando-a solta e fina.

Fonte:https://www.souenfermagem.com.br/noticias/problemas-de-saude-que-voce-pode-obter-se-nao-esta-fazendo-sexo-regularmente/

 Ficar sem sexo por meses a fio não é só frustrante: faz mal à saúde física e mental, dizem psicólogos

Além de ansiedade e depressão, a falta de intimidade pode trazer sintomas como queda do sistema imunológico e piora de dores crônicas

Por Época NEGÓCIOS

28/04/2023 21h05  Atualizado há 7 horas

 

Ficar sem sexo durante longos períodos não apenas é frustrante, mas pode trazer prejuízos sérios ao seu bem-estar. Três terapeutas sexuais e psicólogos explicaram ao Insider quais são os sintomas que já detectaram em pessoas que não experimentam nenhum contato sexual por meses. Os efeitos vão de ansiedade aumentada e insônia até queda da imunidade.

De acordo com Rachel Needle, psicóloga e codiretora do Modern Sex Therapy Institute, fazer sexo pode ser positivo para a saúde física e mental do indivíduo. Ajuda a dormir melhor, diminui a dor, reduz o estresse, acalma a ansiedade e a depressão.

Esses benefícios são tão importantes que as pessoas que não podem fazer sexo com um parceiro deveriam se masturbar e ter orgasmos dessa maneira. “O orgasmo libera endorfinas, o que ajuda a diminuir o estresse, pelo menos temporariamente, e a trazer sentimentos positivos, que nos deixam mais felizes”, diz Rachel.

Pessoas que ficam meses sem ter intimidade com outro ser humano podem desenvolver abstinência de contato físico, o que pode provocar queda no sistema imunológico e aumentar níveis de depressão e ansiedade, além de piorar dores crônicas.

“Quando alguém que está acostumado a fazer sexo experimenta a falta de intimidade, os prejuízos são mentais, emocionais e físicos: sentimentos de isolamento, insegurança, baixa autoestima e muito mais”, diz Dulcinea Pitagora, uma psicoterapeuta baseada em Nova York.

Além da intimidade física, sexo pode ser muito importante para pessoas que estão tentando criar um sentimento de pertencimento, como integrantes da comunidade LGBTQIA+ ou poliamorosos, por exemplo. “Eu acho que, especificamente no caso das pessoas queer, é muito difícil ficar fisicamente isolado das nossas comunidades e famílias escolhidas”, diz a/o psicóloga/o Susannah Hyland. “Ainda mais em comunidades trans, onde há uma dose extra de camaradagem, validação, conexão e identificação, seja na amizade, seja no amor ou no sexo.”


Fonte:https://epocanegocios.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2023/04/ficar-sem-sexo-por-meses-a-fio-nao-e-so-frustrante-faz-mal-a-saude-fisica-e-mental-dizem-psicologos.ghtml


Comentários