6 MITOS E VERDADES SOBRE SEXO NA GRAVIDEZ

 

À La Garçonne (Foto: Getty Images)

Descubra os mitos e verdades sobre o sexo na gestação (Foto: Getty Images)

  • LU ANGELO (@LUCIANEANGELO)
 ATUALIZADO EM 

A explosão de hormônios, a mudança no corpo e saber que existe alguém dentro de você trazem muitas dúvidas para as grávidas na hora de ter relações sexuais com a parceria. Para ajudar a sanar essas questões, conversei com a ginecologista e obstetra Ana Luiza Antunes Faria sobre os mitos e verdades do sexo na gravidez. Confira abaixo e tire suas dúvidas sobre o tema!

Sexo na gravidez faz mal

Mito. Sexo na gravidez não faz mal se a paciente não tiver alguma contraindicação. Há casos individuais em que ele é contraindicado, como paciente em trabalho de parto prematuro, colo do útero curto ou placenta prévia. Em gestações sem intercorrências, o sexo está liberado.

Durante o ato sexual o pênis chega até o bebê

Mito. O pênis não entra em contato com o bebê. O órgão fica apenas na região da vagina, enquanto o bebê está no ambiente intrauterino – bem longe da ponta do pênis. O que pode acontecer durante o sexo grávida é sentir o útero balançar com o movimento da relação sexual.

O ato sexual pode ajudar a mãe a entrar em trabalho de parto quando ela já estiver nas últimas semanas de gestação

Verdade. O orgasmo pode estimular a entrada do trabalho de parto. O prazer também pode ajudar a diminuir a tensão e ansiedade do momento.

Gravidez aumenta o desejo sexual

Não é uma verdade absoluta. Algumas gestantes têm seu desejo sexual aumentado com os hormônios da gestação, mas não é uma realidade para todas. 

Após o parto não é recomendado fazer sexo

Verdade. Nos primeiros 40 dias de puerpério, no qual ainda pode haver sangramento e com o útero passando pela regressão, não é recomendado ter relação sexual, principalmente para evitar infecções intrauterinas.

Algumas posições são mais adequadas do que outras para o sexo na gravidez

Verdade. Com o crescimento da barriga, algumas posições podem ser desconfortáveis, por exemplo, o famoso papai e mamãe. Geralmente, o sexo de lado costuma ser mais adequado e confortável para a gestante.


Fonte:https://vogue.globo.com/Wellness/noticia/2022/06/mitos-e-verdades-sobre-sexo-na-gravidez.html


Comentários