EXISTE PRIVACIDADE NO MUNDO VIRTUAL?

Existe Privacidade No Mundo Virtual?


  
Acho justo o casal postar declarações de amor numa rede social e acho justo também na minha atual conjuntura que o amor em mim transborda, e precisa de alguém pra compartilha-lo disseminar minha vontade de estar junto algo pertinente. É justo, mas até que ponto, a relação precisa ser tão exposta? Seria pertinente expor a solidão e a companhia? E vamos parar pra pensar: num mundo pós-moderno existe privacidade?
Será que meu amigo vai curtir o meu namoro? Será que a minha mãe vai compartilhar do mesmo sentimento afetuoso – no sentimento de mãe, no caso, com a minha namorada nova? Hoje estamos expostos, indubitavelmente. Por questão de escolha? Uma foto pode “vazar” simplesmente por acaso numa rede virtual e tudo se põe a tona ficando de fácil acesso mesmo para aqueles que não querem que esses gestos sejam percebidos.
Na verdade, essa é a geração em que todos querem mais é que saibam e ostentam isso. Fotos no Facebook e declarações de amor no Twitter são as que mais acontecem nas relações de hoje em dia ocasionando um excesso de visibilidade que desgastam visivelmente o real sentido de um casal. Será que todo mundo precisa saber?
E a solidão, não é exposta? Será que é impossível ser feliz sozinho? A sociedade cobra visivelmente o estar sempre acompanhado e claro, ninguém gosta de ficar por muito tempo sem uma companhia. Mas parece que é mais aceitável para a sociedade a companhia do que a solidão. Estamos sempre sendo cobrados. E o que essa cobrança gera? Depressão, baixa autoestima e muitas outras coisas ruins para o organismo.
No caso do casal, e se a relação terminar? Minha mãe ficou sabendo, meu amigo tinha curtido, a privacidade não existia mais… Meu Deus, como vão reagir com o término? Esbanjar felicidade é complicado e também atrai sentimentos contraditórios – não podemos esquecer esse detalhe, e com toda essa exposição, ficamos a mercê de comentários maldosos ou inconvenientes. Acreditem, não é nada fácil manter uma relação amorosa e expor elas em veículos de comunicação.
Então, como lidar com toda essa gama de sentimentos sendo exposta? Não expor? E quando você se vê sozinho, só com o seu teclado e uma tela com o Facebook aberto “implorando” para você ser feliz o tempo todo? Digo para os sozinhos e para os acompanhados: tenham cautela. Seu relacionamento não é novela do Manoel Carlos. E sua solidão não é um dramalhão mexicano. Tenham consciência de que isso acontece com todo mundo. Seu Amor um dia chega, seu amor um dia tem um tempo, seu amor pode acabar ou não.

Comentários