TEMPLOS ERÓTICOS DE KHAJURAHO NA ÍNDIA E SUAS ESCULTURAS - UM BELO ESPETÁCULO DE CULTO AO PRAZER SEXUAL SEM LIMITES

Resultado de imagem para Templos eróticos de Khajuraho
Templos eróticos de Khajuraho

KHAJURAO_ESCULTURAS

Khajuraho

(extrato do Livro “A Vaca na Estrada“)
Para visitar Khajuraho, cidade que fica a uns 600 km de Delhi, no estado de Madhya Pradesh, Bernard e eu tivemos que fazer um desvio em nossa rota para Katmandu. Mas os templos, considerados hoje Patrimônio da Humanidade, alguns com esculturas despudoradas, eram uma visita que não podíamos perder.
O conjunto de templos de estilo sikhara, comum no norte da Índia, fica em uma área verde de mais de 20 km². Descobertos no meio de uma mata fechada, eles foram construídos entre os séculos X e XII pela dinastia rajput dos Chandelas, hindus voltada para o Tantrismo. Essa vertente do Hinduísmo busca a harmonia universal resultante do encontro do espírito e da matéria, do masculino e do feminino, origem da vida. Portanto não é de se estranhar que a temática das imagens de seus templos privilegie a união física de homem e mulher: o sexo.
Linda e ricamente esculpidos, os templos de Khajuraho estão entre os mais interessantes que já conheci na Ásia, embora, dos 80 templos encontrados por arqueólogos, poucos estejam bem conservados.

As posições eróticas representadas nas estátuas nos mostram que, na velha Índia, tudo se conhecia: um contraste com o moralismo vitoriano que impera hoje no país.
Na realidade, a maioria dos templos é decorada com motivos religiosos bem comportadinhos, mas são os que possuem esculturas de cunho erótico que despertam mais interesse entre os turistas. Alguns dos relevos são representações de orgias cabeludas. Há ainda imagens de divindades, entre elas o bonachão Ganesh, o deus com a cabeça de elefante.
Andando pelos jardins, nos descuidamos do tempo. O carro ficara no hotel na cidadezinha de Khajuraho, de menos de 8 mil habitantes, não muito longe. Não ficamos atentos às grossas nuvens que se acumularam no final da tarde e fomos pegos de surpresa por um aguaceiro. Fomos obrigados a nos refugiar em um dos templos, onde ficamos sentados sobre um degrau vendo a chuva cair. Nem todo temporal de verão é breve. Depois de um tempo, quando já começava a escurecer, resolvemos voltar para o hotel debaixo de chuva. A cidade inteira se transformara num lamaçal. Além de molhados, estávamos imundos.
Fonte:http://manualdoturista.com.br/templos-eroticos-de-khajurao/

Os templos de Khajuraho e suas esculturas eróticas

Khajuraho, uma pequena cidade de pouco mais de 10 mil habitantes no estado de Madhya Pradesh, a cerca de 620 quilômetros a sudeste de Deli, capital da Índia é um dos mais populares destinos turísticos do país, pela presença do maior grupo de templos hindus, famosos pelas suas esculturas eróticas. A cidade serviu de capital religiosa à dinastia Hindu Rajput dos Chandelas, que controlou esta parte da Índia entre o século 10 e o século 12.
Foram construídos mais de 80 templos ao longo de cem anos, desde o ano 950 até 1050, tendo uma área central protegida por uma muralha com oito portões, cada um dos quais com duas palmeiras de ouro. Atualmente existem apenas 22 dos 80 templos originais, espalhados por uma área de cerca de 21 quilômetros quadrados. Os templos foram descobertos durante o século 20, pelo inglês Capitão TS Burt em 1838, tendo sofrido bastante com o crescimento das selvas circundantes que causaram prejuízos a alguns dos monumentos. O declínio econômico e financeiro do Chandelas Rajputs é tido como a principal razão para o abandono do local como centro de culto e vida social, sendo por isso a principal causa da deterioração provocada pela ação dos elementos da natureza aos monumentos, sendo declarados Patrimônio Mundial pela Unesco em 1986.
Os templos de Khajuraho e suas esculturas eróticas
Há várias teorias sobre a existência dos motivos eróticos em alguns dos templos. Uma delas diz que os reis Chandelas eram seguidores dos princípios tântricos, que ditam o equilíbrio entre as forças masculinas e femininas, que promoveu a sua fé nos templos que eles criaram. Outras teorias têm a ver com a finalidade dos templos naquela época: eles eram considerados lugares de aprendizagem, bem como de adoração – especialmente das artes mais finas, incluindo a arte de fazer amor. Além disso, alguns acreditam que a representação de atividades sexuais nos templos era considerada um bom presságio porque representava novos começos e nova vida.
O hinduísmo tem tradicionalmente considerado o sexo uma parte essencial da vida, o que poderia ser por isso que as esculturas são casualmente intercaladas entre outras que retratam atividades tão variadas como a oração e a guerra. O fato delas estarem a vista e não escondidas num canto obscuro parece sugerir que seus criadores queriam que elas fossem vistas por todos.
Os elementos eróticos estão presentes apenas em cerca de dez por cento de todas as esculturas, representando cenas de erotismo ou sexo entre figuras humanas e não entre divindades. As restantes esculturas representam situações da vida social da altura, como são os exemplos das esculturas que representam mulheres a colocar maquilhagem, músicos, oleiros, camponeses, etc. O templo de Kandariya-Mahadev é o maior de toda Khajuraho e é nele que estão a maioria das representações eróticas.
A esculturas relacionadas com a sexualidade só estão presentes nas paredes externas dos templos e a razão para isso era o fato do visitante crente dever tomar os deuses como o ponto central da vida, deixando os seus desejos sexuais fora do templo. Há quem atribui a inspiração das representações eróticas ao livro Kama Sutra, mas não há nenhuma correlação entre a dinastia Chandela e o livro escrito pelo filósofo hindu Vatsyayana, no século 4. Em nenhum outro lugar da Índia, existem templos que contenham representações de ídolos ou divindades em poses de nudismo ou em posições sexuais.
Os templos de Khajuraho e suas esculturas eróticas
Os templos de Khajuraho e suas esculturas eróticas
Os templos de Khajuraho e suas esculturas eróticas
Os templos de Khajuraho e suas esculturas eróticas
Os templos de Khajuraho e suas esculturas eróticas
Fontes: 1 2
“Há mais mistérios entre o Céu e a Terra do que sonha a nossa vã filosofia.” – William Shakespeare
Fonte:https://www.magnusmundi.com/os-templos-de-khajuraho-e-suas-esculturas-eroticas/
AS INTRIGANTES ESCULTURAS ERÓTICAS DE KHAJURAHO

Que a sacanagem sempre moveu o mundo todos nós sabemos: nossa existência, inclusive, já é uma prova cabal disso. Mas até mesmo o rei das casas de massagens poderia se sentir um pouco encabulado ao explorar o complexo de templos com esculturas eróticas de Khajuraho, uma pacata vila rural situada no estado de Madhya Pradesh, região central da Índia.


Khajuraho
Escondidos pelo matagal durante uma eternidade, os templos de Khajuraho foram redescobertos pelos ingleses no século XIX.
Khajuraho
Não se sabe se por religião ou por libido que a dinastia Chandela esculpiu figuras picantes em seus templos.
Khajuraho
Fora da curva de roteiros tradicionais da Índia, Khajuraho atrai visitantes interessados em história e putaria.
Khajuraho
Papai Noel também merece.

Ao mais entusiasmado, já vamos avisando: apenas 10% do cenário visto hoje é composto pelas esculturas de elaboradas peripécias sexuais, situação que poderia ser diferente se o curso da História fosse outro. Os templos de Khajuraho foram construídos durante o mandato da dinastia Chandela, entre os anos de 950 a 1050, ou seja: um século de muito cinzel na pedra para erguer um composto de 85 templos dedicados ao hinduísmo e jainismo, que na época, ocupavam em conjunto uma área de 20 quilômetros quadrados.  A feroz invasão muçulmana na Índia, durante o século XIII e perpetuada até o século XVIII, fez com que diversas construções da cidade fossem destruídas, talvez por intolerância à idolatria de outras religiões ou por puro recalque sexual. Fato é que o tempo foi passando, o mato foi crescendo e pouco a pouco, Khajuraho foi ficando negligenciada e perto de ser fatalmente esquecida. Até que em 1838, o oficial britânico TS Burt resolveu capinar o lote e desvelar ao mundo as vergonhas desavergonhadas dos vinte templos sobreviventes, que hoje podem ser vistos pela bagatela de 250 rupias (cerca de 5 dólares).

Khajuraho
Como sexo é bom mas não é tudo, apenas 10% das esculturas retratam momentos sem vergonha. Essa ainda não é uma delas. Calma, tá chegando.
Khajuraho
Não, ainda não é um grande bacanal.
Khajuraho
Preliminares para iniciar a devassidão.Muitas trombas já são avistadas.

O sítio arqueológico de Khajuraho é tombado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, mas os ávidos visitantes geralmente rumam para os templos localizados no complexo Oeste. Em sua maioria, os templos são homenagens aos deuses Hindus, e as intrincadas esculturas milimetricamente trabalhadas recontam histórias de costumes, batalhas consagradas, e, claro, recordações safadonas de práticas tântricas de outrora, considerando que o sexo no Hinduísmo é visto como parte essencial à vida humana, ao permitir uma união maior com o Universo (né?).


Khajuraho
Ninguém merece fila para a hora do coito.
Khajuraho
Bacanal, suruba, rala e rola, swing: tudo era permitido em Khajuraho. A do meio gostaria de estar morta.
Khajuraho
Acrobatas da volúpia se lambuzavam em 1001 posições.

O templo de Kandariya-Mahadev é o maior de toda Khajuraho e é nele que estão a maioria das representações eróticas. Basta olhar cerca de 1 metro acima para começar a ver posições que deixariam qualquer acrobata do Cirque du Soleil no chinelo.


Khajuraho.
A imagem simétrica de pleno gozo é o ponto G de Khajuraho. Resta saber se o brother ali embaixo está confortável. Enquanto isso, “a bunda se diverte por conta própria”.
Khajuraho
Aquela hora que sempre alguém sobra no bacanal. Tadinha.
Khajuraho
E pega fogo o cabaret! Tem muita escultura de sexo com animais também, afinal, as mulheres não poderiam seguir nas batalhas, fazendo com que os homens se aliviassem com os cavalos mesmo. Cicciolina, você não foi a única.

Há quem diga por aí que a inspiração pra tanta peripécia sexual foi através do livro Kamasutra. No entanto, não há nenhuma correlação oficial entre a dinastia Chandela e o livro escrito pelo estudante celibatário (!!!) Vatsyayana , durante o século IV. De qualquer forma, as mais variadas posições sexuais entre duas, três ou quatro pessoas (e rola uns animais também) são intrigantes e quase hipnotizam. As maiores testemunhas dos risinhos sem-vergonha dos turistas são os guardinhas dos templos, que parecem te olhar com aquela cara de “eu sei o que você está pensando”. E ao sair do parque, diversos ambulantes oferecem souvenirs de gosto duvidoso….se a vontade de levar alguma coisa for latente, opte pelo simpático e sem-vergonha baralhinho do Kama Sutra, ilustrado com as safadezas de Khajuraho. Pode ser útil, eventualmente.
Fonte:http://www.pangeaetc.com/as-intrigantes-esculturas-eroticas-de-khajuraho/

Conheça os templos do sexo que resistem à onda conservadora na Índia



Charukesi RamaduraiDireito de imagemCHARUKESI RAMADURAI
Image captionOs templos de Khajuraho são tombados pela Unesco

Em dezembro de 2013, a comunidade LGBT da Índia sofreu uma derrota jurídica quando a Suprema Corte decidiu que a homossexualidade era um crime no país. Em agosto deste ano, o governo indiano tentou - e, durante alguns dias, conseguiu – bloquear 800 sites considerados pornográficos.
Tal conservadorismo tem imperado no país nos últimos séculos, graças à influência do puritanismo de grupo étnicos e religiosos, incluindo muçulmanos, colonizadores britânicos e mesmo a casta sacerdotal dos brâmanes.
Mas a Índia nem sempre foi assim.
As regras de conduta sexual eram bem mais relaxadas antes do século 13 e davam importância igual ao secular e ao sagrado. Sexo era disciplina curricular na educação dos indianos e o primeiro estudo sexual do mundo, o Kama Sutra, foi escrito na Índia entre os séculos 4 a.C. e 2 d.C.

Tradição "apimentada"

Observadores mais atentos, por sinal, poderão encontrar lembranças desse passado mais liberal ao redor do país. Elas estão esculpidas ou pintadas em “templos do sexo”. No estado de Orissa, por exemplo, está o Templo do Sol, cujas muralhas estão adornadas com motivos eróticos.

Charukesi RamaduraiDireito de imagemCHARUKESI RAMADURAI
Image captionApenas 22 dos 85 edifícios originalmente construídos pela dinastia Chandela ainda sobrevivem

Porém, o mais explícito exemplo de arte sacra erótica pode ser encontrado na pequena cidade de Khajuraho, no estado central de Madhya Pradesh. Seus templos da religião hindu foram declarados Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco em 1986. Apenas 22 dos 85 edifícios originalmente construídos pela dinastia Chandela, entre os anos 950 e 1050, ainda sobrevivem.
À primeira inspeção, os templos parecem locais “normais”. No entanto, um olhar mais atento revela a natureza intensamente erótica das gravuras. Os personagens são homens, mulheres e animais, em temas que vão de orgias à bestialidade. O estado de conservação das gravuras é impressionante.
Há várias teorias para explicar a existência dessa “pornografia”. Há quem diga que os reis Chandela eram seguidores dos princípios tântricos - pregam o equilíbrio entre as forças masculinas e femininas na natureza – e promoviam suas crenças nos templos que construíram.
Outras teorias giram em torno da existência dos templos como locais de aprendizado e adoração – e o uso de imagens sexuais era considerado uma representação do milagre da vida.
E o hinduísmo tradicionalmente considera o sexo uma parte essencial da vida, o que pode explicar a razão de imagens de cunho sexual estarem intercaladas nos templos com outras mostrando atividades como orações e guerras. O fato de não estarem escondidas sugere que seus criadores queriam que fossem vistas por todos.

Charukesi RamaduraiDireito de imagemCHARUKESI RAMADURAI
Image captionEsculturas são de uma época em que o sexo era bem menos tabu na sociedade indiana

Curiosamente, não há razão para explicar por que estes templos existem em Khajuraho. Afinal, não há sequer provas suficientes de que algum dia houve um reino no local.
A sobrevivência dos templos do sexo, então, pode ser atribuída justamente a seu isolamento em uma região que em tempos antigos era coberta por uma densa floresta, e só redescoberta pelo explorador britânico TS Burt em 1838. E Burt só fez a expedição depois de muita insistência de conhecidos, pois não esperava encontrar coisa alguma de interessante em uma região tão remota.

Os templos também conseguiram escapar do recente patrulhamento moral da sociedade indiana: nos últimos anos, artefatos foram destruídos e produtos tão diversos como livros e pinturas foram proibidos.
Mais surpreendente é que entre os turistas que visitam os templos estão famílias indianas, ouvindo atentamente às explicações dos guias e analisando de perto as esculturas mais “picantes” nas paredes de templos como o Kandariya Mahadeva. Ninguém levanta as sobrancelhas ou dá risadinhas durante a visita. Talvez por conta da associação com a religião, mas ao mesmo tempo Khajuraho parece oferecer uma lição de tolerância à indiana.
Fonte:http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151106_vert_tra_sexo_india

Khajuraho e os templos da sacanagem ?


Khajuraho é conhecida por ter os templos do Kama Sutra, o que é errado pois não tem nada a ver uma coisa com a outra. O Kama Sutra foi escrito muito antes e por outro povo da Índia. Eu como bom brasileiro chamo de templos da sacanagem!
Nessa pequenina cidade ficam seculares templos eróticos. Isso mesmo! Templos religiosos hindus e jainistas cobertos de milhares de figuras masculinas e femininas extremamente sensuais e muitas em pleno ato sexual!
Acaba sendo ainda mais curioso pois na Índia o sexo é tabu e costumes conservadores como casamentos arranjados ainda são comuns.
Quando estava saindo de Varanasi conheci uns australianos, um casal e um outro cara e fomos juntos no trem. Todos íamos até Agra então decidimos ir juntos na viagem.
Era minha primeira viagem nos famosos trens indianos. A imagem de trens superlotados, com as pessoas carregando todo tipo de coisa estava na minha cabeça.
Por ser uma viagem noturna longa, já comprei um bilhete na segunda classe com ar condicionado, o que era mais confortável e seguro que a classe sleeper que o casal de australianos foi.
Eu gosto de viajar de trem e para minha surpresa foi uma ótima viagem, nessa classe te fornecem lençóis limpos, cobertores, travesseiro e pude dormir tranquilão.
O casal que foi no sleeper disse que foi horrível pois as janelas iam meio abertas, não te fornecem nada e passaram um frio desgraçado. Então anote a dica: vai pegar trem na Índia a noite? Segunda ou terceira classe com ar condicionado!

trem índia
Suave na nave ou no caso no trem indiano!

Claro que sendo Índia não poderia deixar de ter uma bizarrice. Quando estávamos na plataforma em Varanasi esperando o trem, vi um monte de gente correndo, não tava entendendo nada e de repente vejo um boi correndo atrás das pessoas em plena plataforma! Ainda bem que o bicho acalmou e não veio pro nosso lado. Não sei o que é pior, batedor de carteira ou um boi enfurecido.
Chegando em Khajuraho ficamos num ótimo hostel, tinha acabado de ser inaugurado e estava brilhando. Deixamos as coisas no hostel e fomos direto para os templos.
O conjunto de templos foram construídos pela dinastia hindu dos Chandelas Rajputs, isso lá pelo século X  e especula-se que seguiam o culto tântrico. Com a queda da dinastia eles foram abandonados e dominados pela selva sendo redescobertos somente no século XX.

Templos Khajuraho
Os templos ocidentais de Khajuraho

Os templos estão espalhados pela cidade e todos são patrimônios mundiais pela Unesco.

Templos Ocidentais de Khajuraho


Mapa Templos Khajuraho
Um mapinha dos templos ocidentais de Khajuraho

Bem no centro fica o principal complexo de templos da cidade, ficam num parque controlado e onde é cobrado ingresso. Também tem o templo oriental um pouco afastado mas com menos templos e pior estado de conservação e o sudoeste que tem apenas três templos.
Recomendo a visita somente ao ocidental mesmo.

Templo Khandaria
Templo Kandaryia e sua arquitetura realmente única!

Cobertos de figuras, foi criado em torno deles uma áurea de lugar místico sexual. Uma peregrinação de gurus e seguidores, maioria ocidentais vão até lá em busca da energia sexual que dizem emana do lugar.

Templo Karandiya
Os templos cobertos de figuras no mínimo sensuais ricas em detalhes

Para ser sincero é tudo papo furado. O que não impede atitudes bizarras como a que eu vi de um casal dentro do templo encaixados com a mulher sentada no colo do cara quase trepando ali mesmo.
Mesmo os templos sendo hoje apenas um patrimônio arqueológico achei uma baita falta de respeito com a religião alheia o que era confirmado com os olhares de espanto e desaprovação de todo indiano que também viu a cena.
Mas porquê dessas imagens em templos? Uma das teorias é que os Chandelas eram praticantes do tântra e o sexo é parte da sua energia vital. Outros que são uma mensagem para que os fiéis deixassem todo o desejo carnal fora dos templos e no seu interior se cultivasse a tranquilidade e sabedoria.

Templo Karandiya
E olhando com mais cuidado se começa a perceber a sacanagem mesmo!
Khajuraho
Epa! Tirem as crianças da sala!
Khajuraho
Sobrou até para o jumento!
Khajuraho
O xvideos de mil anos atrás!
Khajuraho
Mas também estão retratadas as pessoas com seus afazeres do dia a dia, guerreiros, animais, agricultores, comerciantes. É um painel completo da vida humana incluindo o sexo.
Khajuraho
Centenas de figuras impecáveis!

De qualquer forma é impressionante a quantidade e qualidade das imagens.

Khajuraho
O interior mais contido e escuro mas ainda tem muitas figuras bem sensuais
Khajuraho
Dentro de um dos templos
Khajuraho
Outra figura dentro de um dos templos

Acabei passando o dia sozinho pois os australianos me deram um perdido entre os templos e sumiram. Visitei os templos principais, almocei e fui a pé até os templos orientais (que não vale a pena visitar pois são a mesma versão desses mas em estado de conservação pior).
No hostel não vendia bebida, tive que ir até uma adega para comprar uma cervejinha e quando volto para tomar no hostel eles me falam que não pode beber no lobby e me levam para um terraço na parte de cima do hostel.
Chegando lá tão os australianos tomando cerveja como se nada tivesse acontecido e ainda me perguntam o que eu fiz o dia inteiro. Ô povo estranho!
Então se você estiver pela Índia indo de Varanasi para Agra ou vice-versa não deixe de visitar Khajuraho e seus maravilhosos templos com arquitetura única, esculturas incríveis e um pouquinho de sacanagem que ninguém é de ferro.
E não deixe de acompanhar minha viagem de volta ao mundo e dicas de como viajar barato pelo mundo!

Momento que pensei em oferecer uma música sobre os templos da sacanagem ao Cumpadi Washington! Ainda bem que esqueci…ufa!



Conjunto de Templos de Khajuraho


Khajuraho é um dos destinos turísticos mais procurados da Índia. Foi capital religiosa da dinastia Hindu Rajput dos Chandelas, que controlou esta parte da Índia entre o século 10 e 12. Tem o maior conjunto de templos hindus medievais, tombados pela UNESCO, famosos por suas belas esculturas eróticas. Essa dinastia era seguidora do culto tântrico.
DeviJagadambi03
Ao todo são 25 templos preservados, que pela localização remota acabaram sendo protegidos da invasão islâmica. Escondidos durante muito tempo sob uma densa floresta, os templos de Khajuraho somente foram descobertos em 1838. Foram construídos em forma de espiral e estão erguidos sobre um sólido terraço de pedra situado no meio de um relvado. As esculturas que os decoram exteriormente são um exemplo da ligação entre a religião e o erotismo, excelentes demonstrações dos diferentes estilos arquitetônicos da Índia.
askg
O templo mais notável é o Kandariya Mahadev, que representa o auge da arquitetura sacra do norte da Índia. Chamam a atenção, as requintadas obras esculturais. Mais de 800 obras decoram o templo com detalhes de deusas, deuses, animais, guerreiros, donzelas sensuais, músicos e as cenas eróticas que deram fama aos templos de Khajuraho. Um dos monumentos mais impressionantes da Índia.
india-11
Muitas das imagens representam as Aspsaras. São as donzelas celestiais que aparecem em cenas do cotidiano, cheias de graça, sensuais, e  apresentadas como dançarinas ou auxiliares de divindades, com vestimentas rendadas, que mostram uma incrível transparência e foram esculpidas na pedra.
ParsvanathTemple04
Os templos de Khajuraho não têm escultura com temas relacionados com a sexualidade no seu interior. A razão liga-se ao facto de que o visitante crente deve deixar os seus desejos sexuais fora do templo, mantendo-se assim puro.
ParsvanathTemple06
Por sua vez os elementos eróticos estão presentes em apenas 10% de todas as esculturas , representando cenas de sexo oral, orgias entre figuras humanas e nunca entre os deuses. Os restantes 90% representam situações da vida social, como músicos, camponeses, oleiros etc.
LakshmanTemple66
Nos templos de Khajuraho, os Deuses Shiva, Nandi, Princesa Durga, representações de encarnação de Vishu, estão completamente vestidos.

Atualmente, este complexo arqueológico tem características semelhantes às de um parque público inglês com relvados, roseiras e árvores de jardim, oque é apreciado por alguns dos turistas, mas que,  na opinião de alguns críticos, não tem qualquer tipo de relação com a paisagem histórica existente na altura em que os templos foram construídos.
india-10

Fonte:http://viagensinspiradoras.com.br/conjunto-de-templos-de-khajuraho/

Os templos do Kama Sutra, na Índia


Os templos do Kama Sutra, na Índia
“Cadê a putaria? Já cansei de ver templos e lugares religiosos, eu vim aqui foi pra ver as esculturas do Kama Sutra.” Antes que vocês julguem, apedrejem, trollem este humilde blog ou simplesmente fechem o navegador, vou deixar claro: a frase acima não é minha. Ou melhor. Não é só minha.
A frase foi falada por todos os turistas (que conheço) que visitaram a cidade indiana de Khajuraho, famosa internacionalmente por ser casa de templos religiosos com estátuas eróticas, os Kama Sutra Temples. Nunca ouviu falar? Então se prepare para conhecer. E não, nada de tirar as crianças da sala. Este é um post sobre um conjunto templos que foi declarado patrimônio mundial pela Unesco e não tem nada de pornografia barata.
Templos do Kama Sutra, Índia
 Detalhe para a mulher envergonhada, no centro. Onde este mundo vai parar, céus…
Kama-sutra-temples-Kajuraho
Khajuraho tem cerca de 10 mil habitantes, pouca gente para a bilionária Índia. Mas turistas que queiram visitar o lugar podem pegar um dos trens mais modernos no país e descer numa estação limpa e nova, inaugurada há dois anos. Khajuraho também tem um aeroporto internacional em construção, como todos os motoristas de tuk-tuk tem orgulho de contar.
Toda essa infraestrutura é para atender a multidão de turistas. Os templos, construídos entre 950 e 1050 DC, estão no top 10 de qualquer guia de viagens sobre a Índia, fato que provavelmente faz de Khajuraho uma das cidades com mais estrangeiros por metro quadrado do país.
Templo do Kama Sutra - Kajuraho
Os templos são de duas religiões distintas: hinduísmo e jainismo, e eram 85 no total. O passar dos anos e o aumento do pudor humano reduziram esse número e hoje restam pouco mais de 20. A maior parte está preservada em um parque arborizado e limpo que cobra 250 rúpias (R$ 9) de qualquer estrangeiro interessado em visitar o local. E aí voltamos pra frase incial: “Cadê a putaria?”.
Sejamos francos, qualquer pessoa que visita Khajuraho quer ver esculturas de homens, mulheres, grupos de pessoas e até alguns animais nas mais bizarras posições sexuais. Mas não, os templos não são só isso. As  esculturas pornográficas dividem espaço com outras, bem mais inocentes, que mostram cenas simples e pacificas, como elefantes caminhando, mulheres se maquiando e guerreiros matando uns aos outros. As esculturas eróticas estão por todo lado, claro, mas você vai ter que procurá-las, afinal, foi por isso que você pagou o ingresso.
Se você estiver muito ansioso, esqueça a ordem de visitação sugerida pelo parque e corra para o templo Kandariya-Mhadev. É lá que ficam algumas das esculturas mais famosas, como essa abaixo, em que um cara e três mulheres se divertem em uma posição com alto grau de elasticidade.
Templos do Kama Sutra, Índia
Mas qual a razão para os indianos, hoje tão conservadores, criarem templos com imagens tão liberais? O assunto é controverso: há quem diga que a dinastia Chandela, que dominou essa região da Índia por quase 200 anos, era praticante do sexo tântrico.
Outros dizem que não tem nada disso e garantem que como todas as esculturas eróticas estão nas fachadas dos templos, isso provavelmente quer dizer que os fiéis devem deixar os desejos carnais do lado de fora do local de adoração. E há ainda a teoria de que as esculturas seriam um tributo à fertilidade.
A única certeza, por mais absurdo que isso pareça, é o que os templos de Khajuraho não são: ali não tem nada do Kama Sutra, livro que foi escrito pelo indiano Vātsyāyana, alguns milhares de anos antes. Os templos de Khajuraho, apesar de cheios de esculturas de rapazes assanhados, mulheres animadas e cavalos satisfeitos, não são um apanhado de posições sexuais e nem seguem a filosofia do Vātsyāyana. Então nada de correr pra lá e bolar uma check list (ou wish list) com as esculturas.
Templos do Kama Sutra, Índia

Como conhecer os Templos do Kama Sutra, em Khajuraho

Quantos dias ficar
Dois dias são suficientes para ver tudo que é preciso e ainda sobra um tempo para ficar de bobeira em algum restaurante da cidade.
Quanto gastar
Espere pagar em torno de 400 rúpias (R$ 14), para o quarto duplo simples. Bem simples. O gasto total gira em torno de de 1200 rúpias (R$ 42) por dia.
Onde ficar
Perto do Western grupo de templos. São os mais bonitos e bem cuidados e há muitas opções de acomodação e restaurantes ao redor. Veja opções de hospedagem por lá.
Aonde ir
De Khajuraho é possível voltar para Délhi, pegar um trem até Agra (onde fica o Taj Mahal) ou então ir de ônibus até o Nepal. Outra alternativa, a que seguimos, é ir de Khajuraho até Varanasi. Para isso é preciso pegar um trem até Mahoba, que fica a 60 quilômetros de Khajuraho, e de lá pegar outro trem para Varanasi.
Fonte:https://www.360meridianos.com/2012/04/os-templos-do-kama-sutra.html

Imagem relacionada

Comentários