- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Terminar uma relação é, geralmente, sempre doloroso. Especialmente se foi uma relação muito intensa e/ou longa, em que demos muito de nós à outra pessoa.
Muitas pessoas, quando terminam um relacionamento caem no erro de querer, logo de imediato, envolver-se noutra relação ou quererem logo “apaixonar-se de novo”.
Isto pode ser, não só perigoso, mas um verdadeiro desastre, principalmente se o motivo desta “nova relação” for o medo de ficarmos sozinhos ou a necessidade de “encobrir” a dor da separação.
Em ambos casos, um novo relacionamento imediato, pode não resolver as coisas e pode até agravar certos aspectos.
Quando nos separamos de alguém a quem dedicamos algum tempo, atenção e amor, não é boa ideia envolvermo-nos noutra relação logo de imediato, pois:
- precisamos de “desintoxicar-nos” primeiro da relação anterior;
- a única forma de conseguirmos estar bem na companhia de alguém, é primeiro aprendermos a usufruir da nossa companhia;
- uma nova relação vem sempre com novas alegrias, mas também com novos desafios que podemos não estar preparados a enfrentar ainda;
- a nova relação pode não preencher-nos como estávamos a espera, pois não estamos ainda emocionalmente preparados para embarcar nela.
Assim sendo, uma separação pode na realidade ser uma oportunidade que o Universo nos está a dar para aprendermos a estar connosco, a usufruir da nossa companhia e a saborear as coisas da vida, sem necessariamente estarmos envolvidos com alguém.
O mundo é um universo de possibilidades infinitas por explorar, conhecer, vivenciar e sentir. Porquê ficarmos então “presos” a algo que já não existe?
Abaixo, deixo algumas dicas maravilhosas que poderão ajudar a quem esteja a passar por um momento de separação e precise de uns insights inspiradores:
Aprenda uma nova língua
Para além de treinar o seu cérebro, manterá a sua mente ocupada e poderá sempre conhecer novas pessoas.
Viaje
Viajar é um dos maiores e melhores prazeres da Vida. Viaje para um local onde nunca esteve antes e fique lá por algum tempo e volte apenas quando sentir que está preparado/a. Lembra-se daquele amigo/amiga que vive longe e que está sempre a convidá-lo/a a ir visitá-lo/a? Pois é! Esta será provavelmente uma boa altura para uma nova aventura e na companhia de um/a grande amigo/a, ou mesmo sozinho/a caso assim deseje!
Exercite-se
Sempre quis exercitar-se e nunca teve tempo/disposição? Então esta é a altura ideal! Entre num ginasio, comece a fazer caminhadas. Aprenda a cuidar do seu corpo e a apreciá-lo, não apenas sob os olhos dos outros, mas acima de tudo, sob os seus próprios olhos. Seja o/a seu/sua maior admirador/a!
Aprenda a tocar um instrumento
Aprenda a tocar um instrumento e dedique-se a isso de verdade. A música é uma das melhores terapias que existe e não tem contra-indicações!
Torne-se Voluntário/a
Voluntarie-se para uma acção, uma causa, um propósito. Se não sabe como lidar com as suas emoções, uma das melhores formas é doar-se aos outros. Perceberá que existe um Universo fora do Seu e perceberá que ajudando os outros, poderá ajudar-se muito a si mesmo/a!
Invista num negócio
Sempre teve vontade de investir em algo seu e tornar-se mais independente, mas não teve oportunidade antes? Pois esta é a melhor altura. Organize-se, planeie, peça apoio e siga em frente. (Se está em Maputo, clique aqui para ver algumas dicas de quem poderá ajuda-lo/a: Ideário Hub, Ideialab).
Comece a praticar Yoga e Meditação
Sempre quis experimentar, mas por preguiça, resistência ou mesmo cepticismo nunca arriscou. E que tal arriscar agora? Não terá nada a perder, só a ganhar. E em Maputo já existem diversos sítios onde pode praticar Yoga e juntar-se a grupos de Meditação (veja o nosso Directório).
Crie um blog ou escreva um livro
Escreva artigos, crónicas, histórias. Tire tudo de maravilhoso que tem dentro de Si e que nunca teve coragem de tirar. Partilhe-se com o mundo e irá atrair pessoas e experiências muito enriquecedoras.
Faça um Curso
Seja um curso técnico, ou superior, é sempre bom aprender e poderá sempre conhecer pessoas novas e ampliar os seus horizontes, para além de enriquecer o seu CV e as suas habilidades.
Comungue mais com a Natureza
Ande mais a pé. Sinta a brisa no rosto. Agradeça por estar vivo/a. Vá mais à praia e ande descalço na areia, vá ao campo e sinta a energia que tudo UNE!
Divirta-se
Sempre foi caseiro/a, pacato/a? Bem, talvez seja o momento de experimentar novas experiências, novos lugares e novas pessoas. Divirta-se, sempre com segurança, mas divirta-se! Entre num curso de dança, faça um curso de culinária, saia com amigos, vá beber um copo, dançar, “flirtar”. Nunca se sabe quem poderá estar no seu encalço!
Re-aproxime-se da sua família
Já há algum tempo que anda afastado/a de pessoas queridas, por conta das suas obrigações e stress diários? Talvez esta seja uma boa altura para voltar a aproximar-se e sentir o calor familiar que talvez há muito já não sinta.
Usufrua mais da sua Companhia
Durma mais, aprecie um bom livro, um bom vinho, um bom chocolate quente, num dia frio, ou uma música inspiradora, com a pessoa mais importante da sua vida: Você!
Cultive-se
Para além de ler mais e fazer cursos, participe mais em palestras, workshops, seminários que possam trazer alguma mais-valia para o seu desenvolvimento como pessoa. Invista em Si. Você merece!
Desperte a sua sensualidade
Comece a ganhar mais intimidade com o seu próprio corpo. Toque-se, sinta-se, acaricie-se, com prazer, sem culpa. Olhe-se ao espelho e aprenda a admirar a pessoa que vê. Esta é a melhor forma de se conhecer e de saber o que lhe dá mais prazer. E quando estiver com um novo alguém, já saberá como usufruir melhor do momento e do prazer que o seu corpo lhe pode dar.
Abra a sua casa
Sempre foi do tipo de pessoa fechada, de receber pouca ou nenhuma visita em casa? Bem, que tal começar a ser mais aberto/a, organizar um convívio de vez em quando e convidar pessoas e amigos queridos?
Redecore o seu espaço
Re-decorar o nosso espaço pode ser uma das melhores terapias. Re-organize os seus móveis, doe tudo o que já não precisa, compre aquele vaso que já quer há tempos. Coloque flores com cores vivas. Pinte uma parede de vermelho. Faça tudo o que sempre desejou. Afinal, a casa é sua e você merece tê-la como deseja. (Clique aqui para ver dicas inspiradoras de artigos e acessorios para redecorar o seu lar: Loja Indika).
Alongue-se
Você sempre teve medo de conduzir? Desafie-se e experimente tirar a carta de condução. Medo de alturas? Junte-se a um grupo de paraquedismo de confiança e experimente. Medo de nadar? Entre num curso de natação. Tente vencer todos os seus medos. Um por um. Sem pressa. Isto irá ajudá-lo/a a ganhar mais confiança em si mesmo/a!
E por último,
Cultive em Si o que deseja ver nos outros
Todas as qualidades que deseja ver nos outros e num/a futuro/a companheiro/a, trate de cultivar em Si primeiro! A única pessoa com quem você passará o resto da sua vida, todos os dias, é você mesmo. Porque não tornar-se numa pessoa mais agradável, mais serena, mais divertida, mais equilibrada? Experimente, você consegue.
Lembre-se: hoje é o primeiro dia do resto da sua vida!
Fonte:http://alma.indika.cc/o-que-fazer-quando-a-relacao-acaba/?
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário