JEITOS DIVERTIDOS DE CRIAR INTIMIDADE EMOCIONAL



Jeitos Divertidos de Criar Intimidade Emocional



Exercícios inspirados em estudos científicos mostram que é possível, deliberadamente, criar intimidade emocional com o parceiro – ou mesmo com alguém que você mal conhece.

1. Dois em um: levemente abraçados, comece a sentir a respiração do parceiro e, aos poucos, tente sincronizar a respiração. Após alguns minutos, a maioria das pessoas tem a sensação de extrema proximidade.
2. Fitar a alma: em pé ou sentados a uns 60 cm de distância, os dois devem olhar profundamente nos olhos um do outro, durante dois minutos, e depois conversar sobre o que perceberam.
3. Amor de macaco: em pé ou sentados bem próximos, comecem em silêncio a movimentar mãos, braços e pernas, de modo que um imite o outro (e o papel de quem comanda se alterne, sem que isso seja verbalmente combinado – os dois simplesmente devem se ajustar). Pode ser divertido, mas não é fácil. Após alguns minutos, cada um sentirá que está se movimentando voluntariamente, mas seus gestos parecem conectados com os do parceiro.
4. Queda de amor: este é um exercício simples de confiança, que pode aumentar sentimentos mútuos de vulnerabilidade. Em pé, simplesmente deixe-se cai para trás nos braços de seu parceiro. Então troque de posição. Repitam várias vezes e então falem sobre suas sensações.
5. Troca de segredos: anote algo bastante íntimo, que não costuma contar a ninguém, e peça ao seu parceiro que faça o mesmo. Então troque de papel e falem sobre o que leram.
6. Leitura da mente: anote uma ideia que quer transmitir ao parceiro. Então passe alguns minutos tentando transmiti-la, sem falar, enquanto ele ou ela tenta adivinhar o que é. Se o outro não conseguir descobrir, revele o que estava pensando. E troquem de papel. É curioso que após repetir a prática várias vezes as pessoas parecem adquirir a “capacidade” de desvendar o pensamento uma da outra.
7. Deixe-me entrar: fiquem a cerca de 1,20m de distância e se concentrem um no outro. A cada 10 segundos, mais ou menos, se aproximem um pouco até que, depois de várias vezes, vocês estarão dentro do espaço pessoal do outro (o limite é de uns 45cm). Fiquem o mais próximo possível sem se tocar. Algumas vezes esse exercício acaba em beijo.
8. Aura de carinho: posicione a palma da mão o mais próximo possível da palma de seu parceiro sem chegar a se tocarem. Façam isso por vários minutos, durante os quais vocês sentirão não apenas calor, mas também, às vezes, misteriosos tipos de faíscas.

Fonte: Mente & Cérebro

Comentários