VINHO: A BEBIDA DA SEDUÇÃO EM CINCO PASSOS

vinho-bebida-como-comprar-como-escolher-vinhos-tinto-cabernet.sensual.mulher.homem.bebendo5

VINHO: A BEBIDA DA SEDUÇÃO EM CINCO PASSOS

Vinho – A escolha do vinho certo para o momento certo é mais fácil do que se imagina. Confira 05 passos para saber diferenciar a bebida dos deuses


Vinho: A bebida da sedução em cinco passos

vinho-bebida-como-comprar-como-escolher-vinhos-tinto-cabernet.sensual.mulher.homem.bebendo
Por: Wânia Dias
Existe algo mais sedutor que um homem apreciador de vinho? Que me perdoem os adoradores de cerveja, vodca e afins, mas um bom vinho tem qualidades imbatíveis.
Dizem que essa bebida tem um poder afrodisíaco potente, muito apreciada durante as festas “politicamente incorretas” do mitológico Baco, o Deus do Vinho!  (Conhece? Não? Bom, ele é o cara que deu origem ao BACanal.) Não era para menos, um filho de Zeus, o Deus dos Deuses, tinha que ser danadinho!
vinho-bebida-como-comprar-como-escolher-vinhos-tinto-cabernet.sensual.mulher.homem.bebendo5
Além de ser uma bebida arrebatadora, o vinho deixa qualquer lugar com um clima romântico e aconchegante. Combinação perfeita, né? Depende! Comprar um vinho exige certa habilidade. Não dá para chegar ao supermercado e escolher uma garrafa como se estivesse comprando água. É um pouco mais complexo que isso. Para não errar feio é indispensável um pouco de conhecimento (Aliás, essa regrinha vale para tudo na vida).
Mas, chega de mi mi mi e vamos ao que interessa!  Você sabe escolher um bom vinho? Não? Ah! Vamos resolver isso agora com dicas estratégicas. Você não vai virar um Sommelier consagrado, mas vai conquistar olhares apaixonados! Que Baco nos ajude!

Passo 1 – Categorias

Se você achava que só existiam dois tipos de vinho, o “doce“ e o seco, de fato não sabe bulhufas sobre a bebida dos deuses. Primeiro que não é doce, é suave, e depois existem mais tipos de vinhos do que areia no deserto.
Os vinhos podem ser divididos em quatro categorias:

Tinto:

a fermentação do suco de uva (mosto) ocorre em contato com as cascas, de onde vem a cor da bebida.

Branco:

o suco é fermentado sem as cascas e as uvas podem ser brancas ou tintas.

Rosé:

Segue a mesma linha de produção do tinto, mas, neste caso, o contato do mosto com as cascas acontece por um curto espaço de tempo.

Frisante:

O vinho passa por uma segunda fermentação cujo resultado é o gás carbônico, o que torna a bebida espumante.
vinhos-tipo

Passo 2: Escolher a Uva

Para aqueles que achavam que só existiam dois tipos de uva: a verde e a preta… Ledo engano! É uva que não acaba mais! Por isso a variedade de vinhos é tão extensa.
As principais uvas usadas na produção de vinhos brancos são: chardonnay, chenin blanc, pinot blanc e sauvignon blanc.  Já na elaboração de vinhos tintos as variedades mais famosas são: cabernet sauvignon, malbec, merlot, pinot noir e syrah.
Sempre achei os vinhos tintos mais exuberantes. O cabernet sauvignon é um clássico, muito conhecido, saboroso e com preço bem acessível. Difícil errar com ele. O vinho branco é mais leve, mais refrescante, o chardonay e o savignon blanc são boas pedidas.

Passo 3: Vinho e menu

Não adianta nada conhecer a uva, o tipo de fermentação do suco, blá blá blá, mas não saber combinar a bendita bebida com o menu escolhido. Uma gafe sem precedentes!
O vinho tinto combina mais com carnes vermelhas, queijos e massas. Já o branco combina mais com peixes, frangos e frutos do mar. O rosé cai bem com suflês e sopas, e o Frisante arrasa quando combinado com sobremesas e caviar.

Passo 4: Preço do vinho

Nada de escolher vinho pelo preço. O mais caro nem sempre é o melhor. Existem vinhos com preços bacanas que são muito bons. É tudo uma questão de paladar. O que combinar mais com o seu é o certo!

Passo 5: Conservação

vinho-bebida-como-comprar-como-escolher-vinhos-tinto-cabernet2
Guarde sempre a garrafa de vinho na posição horizontal. Ele precisa estar em contato com a rolha, isso a mantem inchada o que permite uma vedação mais eficiente, impedindo a entrada de ar na garrafa. O contato com o ar acelera o processo de acidificação ou “avinagramento”, ou seja, o seu vinho, escolhido com tanto amor para aquela ocasião especial, vai para as cucuias. Então, nada de garrafa em pé, ok!
A rolha diz muito sobre o vinho. Se ela estiver ressecada, talvez seja necessário devolver a garrafa. O ressecamento é sinal de que a garrafa não estava bem armazenada e provavelmente o sabor do vinho já está comprometido.
A Enologia (ciência que estuda o vinho) é bastante ampla. Mas, para iniciantes, essas regrinhas já são suficientes para fazer bonito em um jantar romântico. Arrasem e conquistem! Com as bênçãos de Baco!

Sobre a Autora: Wânia Dias

A academia me fez jornalista e a vida, psicóloga. Dou conselhos que não sigo e o que tenho de persuasão, me falta de sensatez. Falo sozinha, adoro cinema, odeio musicais, mas Dançando no Escuro mexe comigo. Nesses 28 anos de intensa impulsividade, nada ainda foi capaz de me tirar o sorriso. Sou mãe do Enzo, apaixonada por Chaves e pelo céu laranja do final da tarde.
Fonte:http://feitoparahomens.com.br/estilo-de-vida/comes-e-bebes/vinho-bebida-dos-deuses-em-cinco-passos/

Comentários