HOMENS QUE SE CASAM COM MULHERES MAIS JOVENS VIVEM MAIS

Homens que se casam com mulheres mais jovens vivem mais!

Você namoraria ou se casaria com alguém que tivesse uma grande diferença de idade em relação à sua? Você já se encontra nesta situação? Quais as vantagens e desvantagens desse tipo de relacionamento amoroso para cada uma das partes?
Recentemente a mídia vem noticiando vários casamentos de famosos nos quais há uma grande diferença de idade entre os cônjuges como, por exemplo,  as uniões conjugais do ex-presidente Fernando Henrique, do ator Francisco Cuoco e da Madonna.
Até agora se acreditava que casar com alguém mais jovem trazia vários benefícios para o mais velho, fosse este homem ou mulher. No entanto, uma pesquisa recente, realizada com mais de dois milhões de casais dinamarqueses, apresentou evidências de que apenas o homem é favorecido neste tipo de união. Essa pesquisa foi realizada por Sven Drefahl, (Max Planck Institute for Demographic Research (MPIDR), Rostock, Alemanha)e foi publicada na revista alemã Demography1. (Leia um resumo dessa pesquisa, publicado por esta revista - o link para este resumo está na Nota 1, no final desse artigo).
Esta pesquisa verificou que os homens casados com mulheres mais novas vivem mais. Quanto maior esse tipo de diferença de idade entre o casal, mais tempo os homens vivem. Homens casados com mulheres mais velhas vivem menos. Por exemplo: “O risco de mortalidade de um marido que é de sete a nove anos mais velho que sua esposa: nesta faixa de diferença, esse risco é reduzido em onze por cento, em comparação com casais em que ambos os parceiros têm a mesma idade. Por outro lado, os homens morrem mais cedo quando são mais jovens do que suas esposas.”
As mulheres vivem menos quando há diferença de idade, para mais ou para menos, entre elas e seus cônjuges: “O risco de mortalidade de uma mulher casada com um parceiro entre sete e nove anos mais jovem aumenta 20%. Se a mulher for casada com um homem entre sete e nove anos mais velho, as chances de mortalidade também aumentam, mas em grau menor – menos de 10%.”
Este estudo ajuda a entender os resultados de várias pesquisas interculturais e históricas que verificaram que os homens preferem se casar com mulheres mais jovens do que eles próprios e as mulheres preferem se casar com homens que tenham idade semelhante às delas (veja na Nota 2,no final desse artigo, uma publicação que trata desse assunto)
Aqui no Brasil, os homens são em média, aproximadamente, três anos mais velhos do que suas noivas por ocasião do primeiro casamento. Quando eles se recasam, essa diferença vai para cerca de nove anos, em média. Essas diferenças de idade ficam dentro de um limite que favorece um pouco os homens e não desfavorece demais as mulheres.

Possíveis motivos dos efeitos positivos para homens da diferença de idade

Essa pesquisa com os dinamarqueses precisa ser replicada em outros países para que nos sintamos seguros de que os seus resultados não são peculiares a este país. Além disso, como se trata de uma pesquisa correlacional, não é possível atribuir, com segurança, os efeitos da maior expectativa de vida à diferença de idade.
No entanto, caso haja relação de causa e efeito entre sobrevida e diferença de idade dos cônjuges, alguns dos seus possíveis motivos são os seguintes:  
(1) Homens que se casam com mulheres mais jovens já são mais saudáveis do que os outros homens que não fazem isso. As mulheres se casam com estes homens mais velhos exatamente porque eles são mais saudáveis e atraentes. Neste caso, não foi o casamento que produziu a sobrevida: aqueles que conseguiram se casar com mulheres mais jovens já teriam mais tempo de vida, mesmo que não se casassem com essas mulheres.
(2) Os homens que se casam com mulheres mais jovens passam a se cuidar mais do que os outros que não fizeram isso. O casamento com uma mulher mais jovem faz o homem se cuidar mais para conseguir mantê-la interessada e para não “fazer feio” quando sai com ela.
(3) Casar com uma mulher mais jovem melhora a autoestima e o prazer de viver. Isso tem reflexos na saúde.
(4) Os homens se beneficiam quando têm uma esposa mais jovem para cuidar deles.
(5) Eles vivem mais porque já viveram antes de se casarem: eram bem mais velhos quando se casaram do que a média dos outros homens na época que se casam. Por exemplo, se homens de 80 anos se casam com mulheres mais jovens, nas estatísticas vai aparecer que eles viveram mais que os outros homens. Esta sobrevida, no entanto, aconteceu antes do casamento.
(6)Muitos desses homens que atraem mulheres mais jovens têm posses. Essas posses também permitem que eles se cuidem mais e, por isso, vivam mais.
Algumas dessas razões não parecem se aplicar às mulheres que se casam com homens mais jovens porque as elas precisam menos deles. As mulheres contam mais com as amigas do que com eles e, além disso, elas sofrem mais sanções sociais por se casarem com homens mais jovens. Essas sanções têm diversos tipos de efeitos negativos para elas, o que acaba comprometendo suas saúdes.
A união conjugal entre pessoas com muita diferença de idade também traz problemas. Quando essa diferença é grande, os cônjuges estarão em diferentes fases da vida. Isso pode provocar divergências entre eles como, por exemplo, a maneira de viver, tipos preferidos de lazer, compreensão plena do que está se passando com o outro, desejo sexual e objetivos de vida. O princípio mais importante que rege as escolhas de parceiros conjugais e a satisfação com o relacionamento é o princípio da homogamia(semelhanças entre o casal). Por exemplo, um casal que difira muito no nível educacional, valores e objetivos na vida provavelmente terá mais divergências e atritos do que um casal que se assemelha nestes setores.
Problemas no relacionamento? Procure a ajuda de um psicólogo.

A diferença de idade vai diminuindo à medida que o tempo passa!

Quando ela nasceu, eu tinha dez anos e, portanto, eu tinha dez vezes mais anos que ela. Quando fiz vinte, ela fez dez e, ai, eu tinha o dobro da idade dela. Quando fiz trinta, ela fez vinte. Nesta altura, eu tinha um terço a mais de idade do que ela. Quando fiz quarenta, ela fez trinta. Ai, eu só tinha um quarto de idade a mais que ela.
Se continuar assim, ela vai me alcançar e vai ter que me esperar, porque eu a esperei até agora!
(Piada atribuída ao Groucho Marks) 

"Você não se casou ainda? Não se preocupe. Talvez ela ainda não tenha nascido" (Piada de autoria desconhecida que está sendo veiculada na internet).
NOTAS
1- Link para o resumo da pesquisa de Sven Drefahl, publicado na revista Demography com o nome "Marriage and life expectancy"
http://www.demogr.mpg.de/en/news_press/press_releases_1916/marriage_and_life_expectancy_1813.htm (consultado em 12/02/2014)
2- Considering the evolutionary point of view: why it’s entirely rational for older men to date younger women.
http://whywereason.com/tag/douglas-kenrich/ (Consultado em 13/02/2014).
3- Quero agradecer a várias pessoas que gentilmente se voluntariam para serem entrevistadas sobre esse tema. Essas pessoas eram ou foram casadas com parceiros que tinham grande diferença de idade em relação a elas.
Facebook: https://www.facebook.com/ailtonameliocurso
s

Fonte:http://ailtonamelio.blog.uol.com.br/arch2014-02-01_2014-02-28.htm

Comentários